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O monitoramento da mídia através da rede

⊆ 14:58 by Marvin Kennedy | . | ˜ 0 comentários »

O media watching ou monitoramento e crítica de mídia no país dá seus passos mais largos concomitante ao ritmo em que a internet também avança ao uso popular. Em 1996, surge o Observatório da Imprensa, que tem à frente, o já experiente crítico de mídia, Alberto Dines. A experimentação do Observatório, coloca a internet com um campo propício para a cultivação do media watching, principalmente por se afastar dos altos custos de produção gráfica e aproximar-se da velocidade da informação.

A facilidade para se colocar um site no ar é muito maior comparada à dificuldade de publicação de um veículo impresso, televisivo ou radiofônico. A crítica de mídia transita principalmente pelo meio acadêmico, entre professores e alunos de graduação e pós-graduação das escolas de jornalismo do país, sejam elas estatais ou da rede privada. Esta facilidade se transfigura na maior participação de professores e alunos que praticam o media watching em aulas dentro dos laboratórios de informática das escolas, usando principalmente a internet.

Outro ponto positivo da internet para a expansão dos observatórios de imprensa no Brasil é a instantaneidade da informação, fundamental, pois, no compasso que as publicações da grande imprensa são emitidas, elas são analisadas e, esta análise já pode ser lida nos sites de observação de mídia. Isto faz com que a crítica não se distancie, em tempo e espaço, do conteúdo publicado e criticado.

Com a hipertextualidade, presente apenas no jornalismo online, o leitor pode visualizar o conteúdo analisado no mesmo momento e tipo de veículo em que está lendo a crítica, através de links. Além disto, a internet traz a ferramenta de interatividade com o público, que de acordo com Bardoel e Deuze (2000), permitem transformar o leitor/usuário em parte do processo. As duas ferramentas juntas, a hipertextualidade e a interatividade, propiciam que o leitor/usuário emita uma segunda crítica, fazendo da observação de mídia na internet, um processo muito mais democrático de análise e crítica de mídia.

Agora, analisando os sites de crítica de mídia, observamos que eles estão acompanhando o desenvolvimento da própria internet e já disponibilizam ferramentas como o RSS, comentários nos textos publicados, envio por e-mails e lista dos textos mais lidos.

O ambiente virtual e a experiência do Observatório da Imprensa são tão positivos ao media watching, que outros sites surgiram ao longo destes 11 anos de crítica de mídia no Brasil. Citarei algum deles: Canal da Imprensa; SOS Imprensa; Mídia e Política; Monitor de Mídia; NEMP; Análise de Mídia; Agência Unama e ANDI. A utilização da internet e a junção destes observatórios criaram a Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi), que está se firmando.